Você já ouviu falar no Pinterest? Se não, ainda vai ouvir ou ler muito sobre ele. Com um apelo puramente visual, o Pinterest é mais uma ferramenta para viciar usuários a compartilhar conteúdo durante suas navegadas diárias pela Internet. Com uma interface simples e poucos menus de navegação, o objetivo é “alfinetar” aquelas imagens, fotos e outros arquivos visuais que chamaram a atenção em um determinado site.
Aqui no Brasil, a coisa ainda está meio devagar. Algumas pessoas já têm conta lá (eu também) e, dentro deste grupo, há quem use até com frequência. O Pinterest cresceu rapidamente e já criou até seu aplicativo de Timeline para o Facebook, permitindo replicar nas atualizações que um usuário “pinnou” determinado conteúdo.
Lá fora, a moda está forte. Chamado por alguns de “Twitter visual” e, por outros, de “visual bookmarker”, o Pinterest ganha cada vez mais usuários, aumenta em número de visitantes únicos e, consequentemente, chega às páginas de grandes portais, ressaltando sua presença no mundo das redes sociais. Atualmente, estima-se que a rede tem mais de 7 milhões de usuários.
Aqui estão algumas das razões pelas quais o Pinterest é uma ferramenta tão popular:
- É visualmente atraente. O Pinterest é uma rede social baseada em imagens, o que a torna uma ótima maneira de compartilhar conteúdo visual com seus amigos e seguidores.
- É fácil de usar. A interface do Pinterest é simples e intuitiva, o que torna fácil encontrar e salvar o conteúdo que você gosta.
- É inspirador. O Pinterest é uma ótima maneira de encontrar novas ideias e inspiração para seus projetos pessoais e profissionais.
- É social. O Pinterest é uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas que compartilham seus interesses.
Se você ainda não conhece o Pinterest, eu o encorajo a experimentá-lo. É uma ferramenta divertida e útil que pode ajudá-lo a compartilhar seu conteúdo visual com o mundo.
Mas afinal, qual o objetivo?
O Pinterest é uma rede social baseada em imagens que permite aos usuários compartilhar e descobrir ideias. A rede foi criada com o objetivo de “mediar gostos e interesses”, e cada pin (alfinete) marcado pode revelar coisas em comum entre dois usuários.
Mas o Pinterest é mais do que apenas um compartilhamento de imagens. Profissionais estão começando a descobrir possibilidades para usá-lo em favor de suas empresas, seja para marketing ou para a venda de produtos ou serviços. Partindo dessas ideias, use sua criatividade, pense visualmente e fique de olho para explorar essa rede social que está crescendo rapidamente.
Aqui estão algumas dicas para usar o Pinterest para sua empresa:
- Crie painéis para representar diferentes aspectos do seu negócio, como produtos, serviços, clientes, funcionários, etc.
- Pinne imagens que sejam relevantes para seus painéis e que sejam atraentes para sua público-alvo.
- Use hashtags para que seus pins sejam encontrados por pessoas que estão interessadas no seu conteúdo.
- Interaja com outros usuários curtindo e comentando seus pins.
- Participe de desafios e campanhas do Pinterest.
- Use o Pinterest Analytics para acompanhar o desempenho dos seus pins.
Com um pouco de criatividade e esforço, você pode usar o Pinterest para aumentar a visibilidade da sua empresa e gerar leads e vendas.
Fonte: http://www.mestreseo.com.br/redes-sociais/voce-conhece-o-pinterest (Muniz, Ique)